Air Bag
Serviços de troca ou verificação de seu mal fusionamento.


O que são airbags
Airbags são bolsas que inflam rapidamente em caso de acidentes, protegendo cabeça e toráx dos passageiros contra impactos em partes do veículo e entre os próprios ocupantes. É comum pensar que o equipamento é acionado quando ocorre a batida, mas o professor de engenharia mecânica da PUC-RS João Carlos Pinheiro Beck explica que o sistema funciona a partir da variação brusca de velocidade. “A colisão gera uma desaceleração violenta, e é isso que aciona o sensor”, esclarece.


O sensor identifica quando a velocidade varia pelo menos 20 quilômetros por hora em um curto espaço de tempo – como em uma colisão. O dispositivo é uma das três partes principais do airbag. Além dele tem-se a bolsa, que infla, e os elementos químicos, que reagem para fazê-la encher.


A partir do sinal elétrico do sensor, inicia-se a reação química entre nitrato de potássio e nitreto de sódio. Os compostos oxidam, formando nitrogênio, gás que se expande a uma velocidade de aproximadamente 300 quilômetros por hora e infla a bolsa em menos de um segundo.


No momento em que o airbag abre, percebe-se a presença de uma nuvem de pó branco no interior do carro. Esse pó nada mais é do que o talco usado para evitar que as dobras do saco de nylon grudem e dificultem a abertura em caso de acidente. “A bolsa é cheia de furinhos, e começa a desinflar logo depois de encher”, continua o professor.
Rua Vitor Emanuel 198 - Vila das Mercês | São Paulo - SP
CEP 04174-000
Atendimento de Seg a Sex das 08:00 às 18:00 e Sábado das 08:00 às 13:00
Fone: (11) 4266-0276